Música de qualidade ou não!?
Quando me desafiaram a escrever acerca da minha opinião sobre quem é que hoje em dia diz o que é música de qualidade ou não, achei no mínimo interessante, uma vez que adoro música.
Penso sinceramente que hoje em dia há muitas bandas e artistas de imensa qualidade ainda por se darem a conhecer e que por falta de oportunidade ou financiamento (sim porque hoje tudo gira em torno do lucro) não lhes foi proporcionado tal reconhecimento. Assim muitas bandas permanecem no anonimato, dando o seu mais que merecido lugar de destaque na sociedade a outras, que por terem uma sonoridade de fácil digestão, letras de fazer chorar baba e ranho, e carinhas larocas que os dão a conhecer como mais uns meninos bonitos (ou meninas), o conseguem injustamente.
Acho portanto que esta geração, desde o princípio do século tem vindo a ser uma geração de música comercial, que ouve sobretudo o que está na moda. Esta música é-nos dada por bandas ou artistas que tiveram um hit número um em praticamente todos os países (ou não), e que muito possivelmente amanhã nem se ouve falar mais sobre eles.
É claro que a culpa de tal acontecer não é apenas por causa da maior parte dos consumidores não ter uma cultura mínima sobre musica. Muito provavelmente o estado económico-social e político do país onde residem também influencie… assim se o espírito do consumidor estiver em altas, ouve-se por exemplo Queen, Green Day ou Colplay (toda a gente tem que concordar que estas são bandas de muita qualidade, mesmo que não sejam o seu estilo); agora se o país andar de tanga acredito bem que a tendência para se andar a consumir músicas de bandas como D’ZRT, Back Street Boys ou artistas como Shania Twain suba!!!
As rádios, os programas de música e os tops de venda pressionam em muito a opinião mais vulnerável de um ouvinte mais influenciável, fazendo assim com que uma dada música demasiado rodada passe a estar na moda.
Concluindo acho que infelizmente estamos numa época musical em que a moda faz a qualidade, quando se deveria verificar sempre o contrário.
6 Comments:
At 7:08 AM,
Diana Rute said…
tens toda a razão... hoje em dia o que conta e k os ditos "cantores" tenham uma boa imagem... agora se sabem cantar ou n, se a musica e de qualidade ou n... paciencia... eles kerem e vender... mas a nossa sorte é k ainda existe musica de qualidade...
beijos =)
At 9:02 AM,
Anonymous said…
Sim senhor dona carolina, tens toda a razão!!! Os Dzr´t por exeplo são uma autÊntica praga nacional, que as garotitas, e até os garotitos dizem amar por os outros também gostarem, daqui a uns anos esta geragem vresce e ninguem mais ouve falar deles!!!É esta a sociedade em k vive-mos!!!! Mas ainda vão existindo cantores a sério cm a Sandy, por exemplo :).
bjs***
At 2:38 PM,
Anonymous said…
É que não haja dúvida...esta menina tem uma mente INDEPENDENTE e absolutamente ORIGINAL! =D ;)
Apoio em tudo....acho que não é preciso muito para ver...a nossa sociedade PRECISA de música de qualidade (ATENÇÃO ao 'de qualidade' XD)...andamos a ser comidos vivos por coisas como D'zrt, Britney Spears, Jessica Simpson....eich....nem sabem a náusea que já apanhei de tanta pimbalhada e mão gosto junto. =S
Mas quê....a populaça GOSTA disto....e se a maioria gosta não há remédio...as pessoas com bom gosto têm de 'gramar a pastilha'.
Bien...fico-me por aqui. =P
Beijos Carol...e mais uma vez....NICE POST. ;P
At 4:43 PM,
Anonymous said…
Isso k aí dizes não é nada de novo, mas pronto, o k conta é a intenção:).
Acho k QUALQUER pessoa (como quer k ela seja) k pense profundamente sobre o assunto chega a essa conclusão.
Mas quem lá chega n quer tar a pensar assim, pk as massas de comunicação são ABSOLUTAS, e uma pessoa sabe bem k socialmente n chega a lado nenhum assim, sem pensar no que realmente interessa...
E as pessoas gostam de viver à base da democracia e dos 'standards', e a musica não é excepção.
Agora deu-me k lembrar duma banda tuga cujo um produtor propôs-lhes 'Deêm-me 1 milhão e meio de escudos k eu arranjo-vos um disco de prata'.
As coisas são mesmo assim... they don´t do what they want, only what´s selfishly better for them
Basically...
MONEY > LIFE
podia tar a comentar mt mais mas eu sou um homem de poucas palavras lol
Cya
At 6:18 PM,
Pedrinho said…
Sinceramente dáme vontade de rir lol muitas bandas como dzrt ou la essas coisas estao inseridas num contexto nacional de pimba, se passarmos para a globalizacao encontramos no mesmo patamar de meninos lindos ou a tentar ser rebeldes bandas como linkin park e outras afins... Shania Twain é boa lol ok foi boa e tem uma voz mais ou menos, nao vas por ai...ja se falares de Green Day que é tao excelente e espectacular, que sao a versao masculina da Avril Lavigne, ou seja comercial e comercial... acho que não devia haver pessoas que devam julgar-se acima das outras em contextos musicais ou mesmo na sua cultura musical, quando estas mesmo seguem as mesma linhas e estao a ser hipocritas ao escrever o contrario..os dzrt sao maus?sim para mim sao..para pitas de 12 e 13 anos nao...os LP sao maus?Sim para mim sao...para pessoal de 16 anos ate 20 nao... Nao podemos classificar algo como mau so porque nao gostamos... (ainda me estou a lembrar de Green Day lol)ou porque a nossa tribo nao gosta..nao temos esse direito..quanto ao socioeconomico a frança esta muito acima de nos e so ouvem merda, nao vas por ai...em suma lol quem t dasafiou pa escrever sobre a tua vasta cultura musical podia ter ficado quieto :) o texto e como o Codigo Da Vinci...tem piada mas s for lido com descodificador ao lado nao passa de um faxada...espero q tenhas ganho juizo...
At 1:21 PM,
Anonymous said…
Muito bem escrito sim senhor !
Gostei muito de ler a tua critica sôr t0bias =)
hum, agora falando sobre a musica que por acaso até tem sido um tópico que nos interesse e que temos até comentado! e acho que tens relação no tal contraste de qualidade/moda. muitas das musicas que se ouvem mais são mesmo as comercias, as que passam nas seríes televisivas mais populares sem falar também das radio!
Meus amigos, a melhor música alguma vez feita foi muitos anos atras ! foi a verdadeira musica =) LOL mas hoje em dia também há, mas lá está, estas muitas vezes são pouco reconhecidas!
beijinhos *
Post a Comment
<< Home